sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Tempo não para

“Tempo é o recurso mais escasso de um gestor.
Se ele não for gerenciado, nada mais será.”
(Peter Drucker)


Iniciei este mês a leitura de um livro chamado “ Tempo é muito mais que Dinheiro” do escritor André Brasil.

O interesse pelo livro surgiu do pressuposto que trabalho 8h por dia, Vou as aulas na faculdade 5 dias por semana e de quebra aulas de inglês aos sábado. Tenho plena consciência de que este sacrifício é recompensador, quando o cansaço toma conta e a vontade de largar tudo e sair correndo aperta, imagino no fim do túnel o meu OBJETIVO. E é ele que move todas as minhas atitudes.
Porem meu maior medo é não saber usar meu tempo á meu favor e torná-lo meu maior inimigo. Não ter tempo para mim e para realizar todas as atividades que me propus a fazer com qualidade e bem feitas me assusta, este é o MONSTRO que encontro em baixo da minha cama, alias lugar que muito pouco uso, pois me resta em torno de 4h á 5h para dormir todas as noites. São trabalhos acadêmicos, provas, exercícios de inglês, atividades do trabalho e namorado. Sinceramente às vezes eu enlouqueço.
Minha rotina inicia as 05h30minh da manhã onde levanto, tomo banho gelado (pra acordar), tomo café, me arrumo e saiu as 06h30min de casa.
Pego o transporte e vou para a empresa, meu expediente inicia as 07h50minh e se estende até as 18h com intervalo de 01h20minh de almoço.
Ao fim do expediente arrumo minhas coisas para o outro dia e as 18h30minh pego o transporte para faculdade. As aulas iniciam as 19h00min e se estendem até as 22h30minh.
Como estudo em outra cidade e venho com transporte coletivo, chego em casa entre  23h30minh e 00h00minh. Esta e minha rotina diária de segunda-feira á sexta-feira. Entre meio destes horários faço meus exercícios de inglês e da faculdade, estudo para minhas provas, faço meus trabalhos etc. Alias para completar sábado pela manha tenho aulas de inglês presencial.
Sinceramente eu não estou fazendo aqui uma reclamação, pois sempre foi meu sonho estar trabalhando onde estou, fazendo uma faculdade e aprendendo um segundo idioma que é tão importante para meu crescimento profissional, porem deixo aqui este desabafo para no futuro não reclamar da mordomia e do conforto (risos) de dormir 8h por noite. É cansativo!
E então chegamos á sábado meio dia, OBÁ um tempinho para mim! HÁ GRANDE INOCENCIA.
Sábado á tarde e domingo servem para fazer os trabalhos da faculdade, estudar para aquela prova muito difícil, reforçar os exercícios de inglês, dormir um pouco mais e quando eu vejo toca a musica de abertura do Fantástico e pronto, está na hora de iniciar a rotina novamente.
 O livro de Andre Brasil (que ainda estou lendo), mostra que devemos traçar os nossos objetivos e listar as ações que devemos fazer e as que devemos descartar para chegarmos nele e mesmo assim conseguirmos tempo para nós. Este livro é de grande valia e fala de coisas que às vezes nos parecem obvias, mas que não nos demos conta. São vícios de comportamento burocrático, rotinas tradicionais que nem se quer nos questionamos se aquilo realmente é necessário para chegarmos ao objetivo ou realizar o que deve ser realizado. No livro ele cita vários exemplos reais que pelo menos em 30% deles eu me vi.
Uma vez uma amiga me falou que se perdemos 20 minutos organizando algo, são 2h que ganhamos quando precisarmos daquilo. E realmente é verdade.
Organização, listas de prioridade, objetivos claros e definidos, descartar o que não tem mais utilidade, evitar os vícios que nos distrai como aquela olhadinha no site de fofoca durante o expediente, eliminação de processos burocráticos e desnecessários, são atitudes que no somatório do dia nos faz ganhar horas preciosas que se acumulam pela semana e pelo mês.
Talvez eu não precise mais ter tantas coisas para resolver no domingo ou no sábado á tarde.
A partir de hoje estou colocando em pratica o livro e RECOMENDO. Um dia conto se valeu apena! ;) Simbora!
Porque como diria Cazuza “O Tempo não para”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário